O electroscópio é um dispositivo que permite verificar se um corpo está carregado electricamente.
Existem vários tipos de electroscópios, sendo os mais conhecidos o pêndulo eléctrico e o electroscópio de folhas.
Pêndulo eléctrico
Este é o tipo mais simples de electroscópio. É constituída por uma pequena esfera de material condutor e leve suspensa na extremidade de um fio, preso a um suporte. Aproximando da esfera um corpo electrizado positiva ou negativamente, haverá uma polarização na esfera do pêndulo e uma consequentemente atracção.

Para determinar o tipo de carga de um corpo através do pêndulo eléctrico, é preciso electrizar a esfera do pêndulo com carga conhecida.
Assim, se a esfera for atraída pelo corpo, significa que este tem carga oposta a da esfera; se a esfera for repelida, significa que a carga do corpo é igual à da esfera.
Electroscópio de folhas
O electroscópio de folhas é constituído por uma haste metálica com uma esfera metálica na extremidade exterior. Na outra extremidade encontram-se duas folhas metálicas leves que podem abrir e fechar livremente.

Para determinar se um corpo está ou não electrizado, basta aproximá-lo da esfera, sem tocar nela. Se o corpo estiver electrizado, a parte metálica do electroscópio electriza-se por condução. A esfera fica com carga oposta e as folhas com carga do mesmo sinal do indutor, por isso, elas afastam-se uma de outra, abrindo. Com o afastamento do indutor, a carga eléctrica redistribuir-se-á e as folhas fecharão.

Com o electroscópio de folhas também podemos determinar a carga de um corpo electrizado. Para isso é preciso electrizar o electroscópio por contacto com carga conhecida. As folhas ficarão abertas, Pois possuem carga do mesmo sinal.
Aproximando da esfera um corpo electrizado, as folhas do electroscópio vão:
• afastar-se, se o corpo tiver carga com o mesmo sinal. Neste caso aumenta ainda mais a carga das folhas;
• aproximar-se, se o corpo tiver carga de sinal contrário ao do electroscópio, pois as cargas negativas de um vão neutralizar as cargas negativas do outro.
